Recordes de movimentação nos portos do Paraná pressionam infraestrutura e logística do estado

Os portos de Paranaguá e Antonina registraram o maior volume movimentado no primeiro bimestre. De acordo com Portos do Paraná, apenas em fevereiro foram movimentadas mais de 6.100.000 toneladas de mercadorias e produtos, um crescimento de 14% em relação ao recorde anterior, registrado em fevereiro de 2024, quando o volume atingiu 5.350.437 toneladas.

Esses avanços impactam diretamente a demanda por transporte rodoviário em diversas regiões do Paraná, especialmente no Oeste do estado, onde está concentrada boa parte da produção agroindustrial destinada à exportação.

Com o aumento da movimentação portuária, surgem também desafios para a infraestrutura logística. A pressão sobre as rodovias e a necessidade de integração entre modais tornam-se questões centrais para o setor. Nesse contexto, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste do Paraná (SINTROPAR) tem acompanhado de perto os impactos e oportunidades gerados pela expansão do porto, atuando de forma propositiva junto a autoridades e transportadoras locais.

De acordo com Antonio Ruyz, presidente do SINTROPAR, a ampliação do Porto de Paranaguá será uma forte aliada para o desenvolvimento do transporte rodoviário na região. “Entendemos que existe a necessidade de expansão do Porto de Paranaguá para um maior volume de movimentação de cargas, e temos observado algumas melhorias, na qual auxiliará no transporte pelo oeste paranaense. Esse crescimento elevará naturalmente a demanda pelas nossas rodovias, o que, em alguns trechos críticos, pode resultar em sobrecarga, mas estamos trabalhando em conjunto com autoridades e operadores para otimizar a logística e mitigar esses impactos, garantindo o fluxo contínuo e seguro das operações”, afirma.

Com maior pressão sobre a infraestrutura viária, transportadoras locais enfrentam desafios crescentes. “A expansão portuária, que vem batendo recordes de movimentação ano após ano, pressiona nossa infraestrutura viária, que, em muitos pontos, já opera próxima de sua capacidade máxima. Isso gera maiores tempos de trânsito e eleva os custos operacionais para as transportadoras. Além disso, há a necessidade de integrar de forma mais eficaz os diferentes modais de transporte, o que exige investimentos contínuos e um trabalho articulado com os órgãos governamentais”, destaca Ruyz.

Por outro lado, a expansão abre portas para novos nichos de mercado. “Sem dúvida, o crescimento traz inúmeras oportunidades para diversificação de serviços. Estamos vendo uma demanda crescente por soluções multimodais e o transporte de cargas específicas, o que abre espaço para a criação de nichos de mercado. Essa tendência estimula a inovação e fortalece parcerias estratégicas que podem tornar nossos serviços mais eficientes e adaptados às necessidades do mercado atual”, complementa o presidente do SINTROPAR.

Para acompanhar esse ritmo de crescimento, iniciativas de melhoria da infraestrutura estão em andamento. Tanto o governo estadual quanto municipal já anunciaram investimentos para modernizar e ampliar a malha viária da região, com o objetivo de reduzir gargalos e melhorar o fluxo de trânsito.

“O SINTROPAR está em constante diálogo com essas autoridades para apoiar e fomentar iniciativas que garantam a fluidez no escoamento da produção e a segurança das operações de transporte. Sabemos que o aumento do fluxo de cargas não só fortalece o setor de transporte, mas também gera novas oportunidades de emprego e atrai investimentos para as cidades do Oeste do Paraná. Esse cenário contribui para o desenvolvimento regional, eleva a competitividade das empresas e posiciona a região como um polo estratégico no comércio exterior”, conclui o presidente do sindicato.

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Sobre a entidade:

Há mais de 30 anos, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Oeste do Paraná (SINTROPAR) vem buscando expandir a representatividade e a força que o segmento do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) representa. Sediado em Cascavel (PR), o SINTROPAR tem o objetivo de oferecer serviços de qualidade aos associados, além de atender às necessidades e às demandas do setor e da sociedade.

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