Indústria de etanol se diz contra negociar redução de tarifa com EUA

Para a Unica, que representa as usinas do Centro-Sul do Brasil, não faz sentido beneficiar a importação do combustível em troca de um aumento da cota para o açúcar.

O presidente da União das Indústrias de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Evandro Gussi, disse que o Brasil não deve negociar uma redução da tarifa de importação de etanol – o que beneficiaria o produto americano – em contrapartida a um aumento da cota que os Estados Unidos concede para importar açúcar sem tarifa.

“Não é uma questão de cota de açúcar. A questão é que se é para discutir abertura de mercado, então zerem a tarifa do açúcar”, afirmou Gussi a jornalistas, nos bastidores da 9ª Abertura de Safra Cana, Açúcar e Etanol.

Atualmente, o Brasil aplica uma tarifa de 18% sobre todas as importações de etanol, enquanto os Estados Unidos cobram 80% sobre suas importações de açúcar e concede. O Brasil tem uma cota de 146,6 mil toneladas isenta desta taxa.

Para Gussi, “o governo, capitaneado pelo [vice-presidente Geraldo] Alckmin e pelo Alexandre Silveira, tem demonstrado um compromisso inequívoco com o biocombustível, e o Congresso Nacional também”.

Ele ressaltou que também não faz sentido importar etanol e lembrou que há pouco tempo o Brasil não tinha a oferta de etanol de milho, que hoje está em 6 bilhões de litros ao ano. “Não está faltando etanol no Brasil. Resolvemos o problema da entressafra [da cana] com etanol de milho”, afirmou.

O dirigente defendeu ainda que o etanol americano não é um substituto do etanol brasileiro por ter maior pegada de emissões de carbono. Atualmente, a intensidade média de emissões de carbono do etanol dos EUA, feito do milho, é de 60 gramas de CO2 equivalente por megajoule de energia gerada, enquanto a intensidade de carbono do etanol brasileiro, feito majoritariamente de cana, é de 21 gramas de CO2 equivalente por megajoule de energia gerada. “Não podemos tratar produtos diferentes de forma igual”, sustentou (Globo Rural)

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