Cerca de 4,2 milhões de aves em Iowa, nos Estados Unidos, terão de ser abatidas após a detecção da gripe aviária altamente patogênica em uma granja de ovos, anunciou, dia 28/5, o Estado. Equipes estão em processo de abate depois que a doença foi encontrada em uma fazenda no condado de Sioux, sendo este o caso mais recente em um surto que agora afeta também o gado leiteiro do país.
Na semana passada, a presença do vírus foi confirmada em uma granja de ovos a oeste de Minneapolis, em Minnesota, levando ao abate de quase 1,4 milhão de aves. No total, 92,34 milhões de aves foram abatidas desde o início do surto em 2022, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Embora a gripe aviária tenha se tornado relativamente comum entre aves domésticas, sua disseminação para o gado bovino tem aumentado as preocupações em relação à doença. Em maio, um segundo trabalhador de uma fazenda de lácteos foi diagnosticado com gripe aviária, e o vírus foi detectado tanto na carne bovina quanto no leite. A doença foi confirmada em fazendas de gado leiteiro em nove estados.
Ainda assim, autoridades de saúde e agricultura afirmaram que o risco para o público permanece baixo. O USDA disse que a carne de uma única vaca leiteira doente não foi permitida na oferta de alimentos do país, mas que a carne bovina continua segura para consumo.
Trabalhadores expostos a animais infectados são o público de maior risco. Os únicos três casos confirmados de humanos infectados nos EUA incluíram dois funcionários de fazendas de lácteos e um homem que trabalhava no abate de aves infectadas em uma granja avícola (Associated Press)
4 de outubro de 2024/
No Comments
O adequado manejo nutricional de bovinos de corte afeta diretamente o ganho de peso, a reprodução, e…