Fruit Attraction SP dobra de tamanho e espera ampliar negócios em até 15%

Feira da cadeia produtiva de frutas e hortaliças será no fim de março, em São Paulo.

Um dos principais eventos internacionais da cadeia produtiva de frutas e hortaliças, a Fruit Attraction abre suas portas em São Paulo. A feira será entre os dias 25 e 27 de março, no São PAulo Expo, com a expectativa de aumentar em até 15% a geração e prospecção de negócios. É a segunda edição na capital paulista. A visão dos organizadores é torná-lo o principal encontro do setor no Hemisfério Sul.

Em 2024, a primeira edição da Fruit Attraction São Paulo recebeu 12 mil visitantes, que puderam conhecer produtos e serviços. A rodada de negócios, realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), reuniu 34 compradores internacionais. Em todos os dias de feira, expositores e visitantes prospectaram R$ 1 bilhão em negócios para os 12 meses seguintes.

Na edição de 2025, o pavilhão de exposições terá o dobro do tamanho. Cerca de 400 marcas nacionais e internacionais devem expor produtos, desde in natura e industrializados, e serviços, como equipamentos e estruturas de logística para a exportação. Os expositores brasileiros, que representaram 12 estados no ano passado, representarão 15, entre pequenas e grandes empresas.

A organização do evento já recebeu a confirmação de presença de 40 compradores internacionais de 21 países na rodada de negócios da Fruit Attraction São Paulo. A expectativa é chegar a 50, explica Regina Silva, diretora de portfólio e vendas internacionais da Fiera Milano Brasil, que organiza o evento em parceria com a Instituição de Feiras de Madri (Ifema).

“Nós projetamos, sendo conservadora, 15% a mais em negócios, porque, quando promovemos um evento que está no segundo ano no Brasil, queremos atrair toda a cadeia produtiva e, quando fazemos isso, aumentamos exponencialmente os números”, afirma Regina. Estão previstas participações de empresários de países, como Egito, Itália, Espanha, Emirados Árabes e Índia.

A executiva justifica seu otimismo no potencial de crescimento da participação brasileira no mercado global de frutas. O país é o 3º maior produtor global. Em 2023, dado mais recente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a produção total foi de 166,06 milhões de toneladas, um aumento de 3,38% em comparação com o ano anterior.

Mas quando se fala em exportações, o Brasil não está entre os 20 maiores do mundo. É o 23º. Segundo a Abrafrutas, a participação do país nas vendas globais é de 4%. No ano passado, o setor embarcou para o mercado externo um volume de 1,07 milhão de toneladas, com uma receita total de US$ 1,28 bilhão.

“Se o Brasil é o 3º maior produtor e 23º maior exportador, há uma grande lacuna para preencher. A oportunidade existe. Temos que abrir mercados internacionais através de acordos bilaterais. Podemos até dobrar ou triplicar o que exportamos hoje, porque temos qualidade para isso”, avalia Regina.

O lançamento oficial da 2ª Fruit Attraction São Paulo foi no dia 31 de janeiro, com a participação dos organizadores, representantes da cadeia produtiva de frutas e hortaliças e autoridades. Além de reunir produtores, exportadores e compradores para fazer negócios, a feira vai promover dois dias de debates sobre as condições atuais e os cenários de mercado para o setor (Globo Rural)

Related Posts

  • All Post
  • Agricultura
  • Clima
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Energia
  • Evento
  • Fruta
  • Hortaliças
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Notícias
  • Opinião
  • Pecuária
  • Piscicultura
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Quer receber notícias do nosso Diário do Agro?
INSCREVA-SE

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 Tempo de Safra – Diário do Agro

Hospedado e Desenvolvido por R4 Data Center