Troféu Agroleite 2025 reconhece os melhores da cadeia leiteira nacional 

‘Oscar do Leite’ foi entregue na noite de quarta-feira (6), no Memorial da Imigração Holandesa 

O Memorial da Imigração Holandesa, em Castro (PR), foi palco de mais uma noite de celebração à excelência no setor leiteiro nacional com a entrega do Troféu Agroleite 2025, premiação considerada o ‘Oscar do Leite’. O evento reuniu autoridades, representantes das empresas finalistas, produtores, patrocinadores e lideranças cooperativistas para homenagear aqueles que se destacaram na cadeia produtiva do leite no último ano. 

Nesta edição foram premiadas 16 categorias: Genética, Saúde Animal, Bem-Estar, Nutrição, Sementes, Ordenha, Refrigeração, Embalagens, Associação de Produtor, Tratores, Implementos Agrícolas, Fazenda Referência, Agente Financeiro, Laticínios, Pesquisa e Desenvolvimento e Mídia. 

A cerimônia, que integra a programação oficial do Agroleite 2025, foi transmitida ao vivo pelo Canal do Leite no YouTube e está entre os momentos mais aguardados do evento. 

Reconhecer e incentivar a excelência 

Durante a cerimônia, o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, reforçou a importância do Troféu Agroleite como um reconhecimento às empresas, instituições e profissionais que colaboram ativamente para o desenvolvimento da cadeia leiteira brasileira. 

“É sempre uma satisfação muito grande ver esse salão tão cheio e tão bonito, lotado para o Troféu Agroleite. Porque nós entendemos a importância desse evento, a importância de reconhecer as empresas, reconhecer os nossos parceiros que atuam para o desenvolvimento da cadeia do leite, uma cadeia de extrema importância para nós como cooperativa, como município de Castro e para todos os Campos Gerais”, destacou. 

Willem relembrou a origem da pecuária leiteira na Castrolanda, trazida pelos pioneiros em 1950, e ressaltou que o sucesso atual da cooperativa se deve ao espírito de cooperação e às parcerias firmadas ao longo do tempo. 

“A pecuária leiteira foi o início das atividades. Os nossos pioneiros trouxeram na bagagem animais, utensílios, máquinas e equipamentos. Graças a essa atividade, nós nos tornamos referência. Mas para sermos referência, sempre contamos com a cooperação, com a união e com o apoio de muitos parceiros. Parcerias que temos que celebrar em noites festivas como essa”, afirmou. 

Para ele, premiar o bom desempenho é também incentivar a evolução constante da atividade leiteira. “A pecuária é uma atividade dinâmica. A cada momento, temos que estar nos reinventando e nós, como produtores, e vocês, como fornecedores de insumos, produtos e serviços. Valorizar quem faz diferente, quem faz melhor, quem se dedica todos os dias a transformar não só o seu negócio, mas a cadeia como um todo”, completou o presidente. 

Reconhecimento a todos os participantes 

Willem também fez questão de enaltecer o trabalho das mais de 250 empresas e entidades que participaram da fase de votação popular, ressaltando que a simples presença entre os finalistas já representa um reconhecimento do mercado. 

“Parabenizo a todos vocês que estão aqui. Se estão aqui é porque já fizeram a diferença. Que o reconhecimento de estar entre os melhores da cadeia seja um estímulo para continuarmos juntos na construção de uma cadeia do leite mais forte e cada vez mais inovadora”, disse. 

Ele concluiu desejando sucesso aos finalistas e reforçando o compromisso da Castrolanda com o desenvolvimento sustentável do setor: “A Cooperativa Castrolanda segue firme no propósito de fomentar um ambiente de desenvolvimento, inovação, cooperação, união e sustentabilidade. E nós precisamos de vocês para atingir esse propósito em conjunto.” 

Além do troféu, um legado 

O diretor executivo da Castrolanda, Seung Lee, também destacou, em sua fala, que mais do que celebrar os premiados, o evento carrega um simbolismo ainda maior de compromisso com o futuro do setor leiteiro no Brasil. 

“Nós entendemos, enquanto Castrolanda, que é inaceitável o Brasil ainda ser um país importador de leite, mesmo com toda a capacidade produtiva que temos. Assim como somos grandes em outros setores, no leite também deveríamos ser”, afirmou. 

Seung reforçou o desejo da cooperativa de contribuir para a transformação dessa realidade. “Sabemos que a realidade de Castro é diferente do restante do país, e queremos disseminar um pouco dessa nossa realidade para que o Brasil se torne competitivo na cadeia leiteira”. 

Ele também pontuou a importância do impacto social da atuação cooperativista, que vai além da economia. “Uma das coisas que aprendi nesses cinco anos de cooperativa é a importância que damos à questão social. Queremos devolver para a sociedade aquilo que recebemos. Vamos discutir juntos, vamos construir juntos”, disse. 

Seung encerrou sua fala com uma visão de longo prazo para o setor: “A única certeza que tenho é que não estamos construindo apenas o Parque Tecnológico. Estamos construindo algo maior, um legado para a cadeia do leite no nosso país”. 

Centro de Excelência do Leite e Laboratório do Leite 

Durante a cerimônia, também foi apresentado o novo Centro de Excelência do Leite, iniciativa do Sistema FAEP, que busca fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação e qualidade da pecuária leiteira. Ao lado do Laboratório do Leite, que será anunciado junto ao Governo do Estado, o centro nasce com a missão de gerar conhecimento, impulsionar a produtividade e ampliar o acesso a tecnologias de ponta para produtores e parceiros da cadeia. 

Novidades no regulamento 

Entre as novidades da edição 2025, a principal foi a inclusão de uma etapa preliminar de indicações antes da votação popular. Segundo o gerente do Agroleite, Gustavo Viganó, a mudança trouxe mais segurança e representatividade ao processo. “As novidades do troféu desse ano foram principalmente essa fase de indicações e a votação popular pelo app Meu Agroleite. Conforme descrito em regulamento, as pontuações das duas fases foram somadas e definiram os finalistas”, explicou.  

Vencedores do Troféu Agroleite 2025 

Genética: Alta Genetics 

Saúde Animal: MSD 

Bem-Estar: MSD 

Nutrição: Nutron 

Sementes: Pioneer 

Ordenha: DeLaval 

Refrigeração: DeLaval 

Embalagens: Tetra Pak 

Associação de Produtor: Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH) 

Tratores: John Deere 

Implementos Agrícolas: New Holland 

Fazenda Referência: Agro Arkafla 

Agente Financeiro: Sicredi 

Laticínios: Lactalis 

Pesquisa e Desenvolvimento: Embrapa Gado de Leite 

Agroleite 2025: O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, acontece entre os dias 05 a 08 de agosto em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição em que comemora 25 anos, o evento contará com mais de 350 expositores, um crescimento de mais de 10% em relação a edição de 2024. A Castrolanda, realizadora do evento, espera um público estimado de 160 mil visitantes durante os quatro dias de exposição. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br, no aplicativo Meu Agroleite e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.  


Eleita grande campeã do gado holandês Vermelha e Branca na 25ª Agroleite  
A tarde de quarta-feira (6) marcou o segundo dia de julgamentos do Agroleite 2025, reunindo criadores e público na Arena Agroleite para acompanhar mais uma etapa da avaliação dos melhores animais da exposição. Em pista, estiveram exemplares das raças Holandesa Vermelha e Branca e Jersey Jovem, refletindo o alto nível técnico e genético que caracteriza o evento. 
No final da tarde, foi eleita a Grande Campeã da Raça Holandesa Vermelha e Branca do Agroleite 2025. A vaca CONSTENTATION LOLITA SWINGMAN, do expositor João Cornelio Los, da cidade de Carambeí (PR), foi a escolhida pelo juiz internacional James David Black, que conduziu os julgamentos desta categoria. 
A Reservada da Grande Campeã foi a vaca C.R.A. UNSTOPABULL NELY 2086 TE, do expositor e criador ROBERT SALOMONS, de Castro (PR). Já a Terceira Melhor Vaca ficou com a vaca BUR JR. RUBELS-RED HELIOCITA 4148, apresentada por HENDRIK DE BOER, de Castro (PR). 
Vaca Jovem Vermelha e Branca  
No campeonato Vaca Jovem Vermelha e Branca, a grande vencedora foi a vaca C.R.A. UNSTOPABULL NELY 2086 TE, do expositor e criador Robert Salomons de Castro (PR), que se destacou pela harmonia estrutural e potencial produtivo. A Reservada da Campeã Vaca Jovem foi a vaca KLAAS BELA 3019, do expositor Agropecuária Salomons Ltda – Me, de Castro (PR). A Terceira Melhor Vaca Jovem foi a vaca BRONKHORST ROYAL 683 REDEYE RED TE, apresentada por Korstiaan Bronkhorst, de Arapoti (PR). 
O prêmio de Melhor Expositor, Criador e Afixo do gado adulto Vermelho e Branco foi para o criador Alessandro Dekkers, Carambeí (PR), reconhecido pelo conjunto de animais de alta qualidade genética apresentados ao longo da competição. 
Jovem Jersey 
Além dos julgamentos da raça Holandesa Vermelha e Branca, o dia também contou com a avaliação do gado jovem da raça Jersey, reforçando o compromisso do Agroleite com a valorização das principais raças leiteiras do país. A pista recebeu animais de excelente conformação, que chamaram a atenção do público e dos jurados pela padronização e equilíbrio. 
O título de Campeã Fêmea Jovem Jersey foi para a vaca GREICE GO-ON LUCKMANN, do criador e expositor, Edimar Luckmann. A Reservada Fêmea Jovem Jersey foi a vaca LUA TOP SHELF LUCKMANN, do criador e expositor Edimar Luckmann. A Terceira Melhor Fêmea Jovem Jersey foi o animal JORDANA CANADIAN CLUB 352 DM KNIESS, do expositor e criador Marcio Kniess.  
Agroleite 2025: O Agroleite 2025, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, acontece entre os dias 05 a 08 de agosto em Castro-PR, a Capital Nacional do Leite, no Castrolanda Expo Center e Parque Dario Macedo. Na edição em que comemora 25 anos, o evento contará com mais de 350 expositores, um crescimento de mais de 10% em relação a edição de 2024. A Castrolanda, realizadora do evento, espera um público estimado de 160 mil visitantes durante os quatro dias de exposição. Todas as informações da programação são divulgadas no site www.agroleitecastrolanda.com.br, no aplicativo Meu Agroleite e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é aberto ao público e gratuito.  

Related Posts

  • All Post
  • Agricultura
  • Clima
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Energia
  • Evento
  • Fruta
  • Hortaliças
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Notícias
  • Opinião
  • Pecuária
  • Piscicultura
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Quer receber notícias do nosso Diário do Agro?
INSCREVA-SE

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 Tempo de Safra – Diário do Agro

Hospedado e Desenvolvido por R4 Data Center