StoneX divulga novo relatório com projeções para commodities no terceiro trimestre

32ª edição do material será lançada em 3 de julho e traz análises da equipe de Inteligência de Mercado sobre os principais setores de commodities

A StoneX, empresa global de serviços financeiros, lança na quinta-feira, 3 de julho, a 32ª edição do Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities, produzido pelo time de Inteligência de Mercado da empresa. O documento traz um panorama atualizado dos principais fatores que devem influenciar os mercados de commodities no terceiro trimestre de 2025.

Um dos destaques, por exemplo, é a continuidade das incertezas em torno da política tarifária dos Estados Unidos, seus desdobramentos sobre o crescimento econômico global e o impacto direto sobre moedas, energia, grãos, fertilizantes e metais.

Segundo o gerente de Inteligência de Mercado da StoneX, Vitor Andrioli, embora a tensão comercial entre Estados Unidos e China tenha arrefecido, alguns pontos críticos seguem em aberto com outros parceiros, como União Europeia, Japão, Canadá e México. “A instabilidade nas relações comerciais internacionais pressiona as expectativas de crescimento para 2025 e, consequentemente, as projeções de demanda por commodities sensíveis ao nível de atividade econômica”, afirma Andrioli.

No campo geopolítico, os conflitos no Oriente Médio seguem como fator de risco para o mercado de energia e fertilizantes, especialmente devido à posição estratégica do Irã como fornecedor de nitrogenados. O recente aumento das tensões entre Irã e Israel já impactou as cotações internacionais, elevando os custos de produção agrícola em diversas regiões. Paralelamente, os preços dos fertilizantes continuam elevados, sustentados por uma combinação de demanda aquecida e oferta limitada, principalmente às vésperas do período de maior aquisição por países como Brasil e Índia.

De olho no mercado internacional

Entre os destaques setoriais do relatório, as perspectivas para grãos indicam atenção redobrada às lavouras norte-americanas, com o clima desempenhando papel decisivo nas próximas semanas. Em relação às soft commodities, os preços do café e do açúcar continuam sob pressão de baixa, acompanhando as expectativas para a oferta, enquanto o cacau mantém-se em níveis historicamente altos diante da frustração com a atual safra no Oeste Africano.

No mercado de energia, a possível revisão dos cortes voluntários de produção por parte da OPEP+ deve contribuir para conter as cotações internacionais do petróleo, mesmo com o ambiente de risco geopolítico ainda elevado. Já no segmento de metais, o ouro continua valorizado diante de um cenário global marcado por incerteza econômica e inflação resiliente nas economias desenvolvidas. Os metais básicos, por sua vez, enfrentam demanda mais fraca, reflexo direto do menor dinamismo econômico global e das restrições comerciais adotadas pelos Estados Unidos.

O relatório também observa o movimento das moedas de países emergentes. Com o índice do dólar registrando os menores níveis desde 2022, o real brasileiro teve valorização de cerca de 11% no primeiro semestre de 2025. Ainda assim, fatores domésticos, como as dificuldades fiscais, podem limitar o avanço da moeda nos próximos meses.

“Produzido desde 2015, o Relatório Trimestral de Perspectivas para Commodities conta com a participação das equipes da StoneX no Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, China e Estados Unidos, e oferece uma análise estratégica dos mercados globais de commodities agrícolas, energia, metais e moedas. A publicação reforça o compromisso da StoneX em fornecer informações relevantes, com profundidade e alcance internacional, para apoiar a tomada de decisões de seus clientes”, ressalta o gerente de Inteligência de Mercado da StoneX, Vitor Andrioli.

Preencha o formulário no link abaixo e receba o material em primeira mão no dia 3 de julho: https://www.stonex.com/pt-br/insights/perspectivas-commodities/.

Related Posts

  • All Post
  • Agricultura
  • Clima
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Energia
  • Evento
  • Fruta
  • Hortaliças
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Notícias
  • Opinião
  • Pecuária
  • Piscicultura
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Quer receber notícias do nosso Diário do Agro?
INSCREVA-SE

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 Tempo de Safra – Diário do Agro

Hospedado e Desenvolvido por R4 Data Center