Em 2025, o setor citrícola celebra uma importante marca: os 25 anos do Dia do Limão Tahiti e a realização da 6ª Expolimão promovidos pelo Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (CCSM/IAC) em parceria com a APTA Regional de Pindorama. Esses eventos se consolidaram como os mais relevantes do Brasil voltados à cadeia produtiva da lima ácida ‘Tahiti’. Este ano, a Expolimão e o Dia do Limão Tahiti foram realizados dia10 de abril, em Pindorama, interior paulista.
Nesta edição, o evento trouxe palestras com temas alinhados aos desafios e demandas do setor, como economia, manejo de solo, irrigação, indução de florescimento e escolha de variedades e porta-enxertos. Um dos destaques foi a apresentação da pós-doutoranda do CCSM/IAC, Ana Júlia Borim de Souza, que abordou o sistema de plantio conservacionista para a lima ácida Tahiti.
A pesquisadora trouxe dados sobre os impactos das mudanças climáticas na produtividade da cultura, discutindo a eficiência do sistema de plantio direto aliado ao manejo ecológico, com foco na tolerância ao déficit hídrico e no uso estratégico de combinações copa x porta-enxerto. “Com base nas respostas fisiológicas das plantas, foi possível comprovar, mais uma vez, a eficiência do sistema de plantio direto, especialmente quando associado à melhor combinação copa x porta-enxerto com tolerância ao déficit hídrico”, afirma Borim.
Com a Expolimão e o Dia do Limão Tahiti, o IAC exerce o seu compromisso com a transferência de conhecimento, especialmente os pequenos citricultores, promovendo melhorias no cultivo e na rentabilidade da cultura. Com uma proposta voltada à aproximação com o setor citrícola, o evento reúne anualmente produtores, consultores, empresas e pesquisadores, promovendo debates técnicos e o compartilhamento de inovações.
A trajetória teve início em 2000, com a primeira edição do Dia do Limão Tahiti, realizada no CCSM/IAC, em Cordeirópolis. A partir de 2013, passou a ser realizado no Polo Regional Centro Norte, em Pindorama, município inserido na principal região produtora da variedade no estado.
Em 2019, a iniciativa cresceu com a criação da Expolimão, ampliando ainda mais seu alcance. Após uma pausa em 2020 devido à pandemia da COVID-19, a edição de 2021 foi realizada de forma virtual, marcando também o lançamento da Revista Técnica Limão em Foco — hoje referência nacional sobre a cultura.