Tema dos produtos originalmente brasileiros será abordado durante o Connection Experience Terroirs do Brasil, em Gramado.
O Brasil possui, atualmente, 118 indicações geográficas (IG). O Rio Grande do Sul, pioneiro neste trabalho, reconheceu a primeira IG há 22 anos. Hoje, o Estado possui 13 IGs em seu território e outras duas interestaduais, em parceria com Santa Catarina e Paraná. Para se ter uma ideia, a Itália, com uma área 28 vezes inferior ao Brasil, possui 892 produtos com selo de origem. Um produto que possui IG pode ter uma valorização média de 20% a 50% no mercado, possibilitando uma rentabilidade maior do produto e abertura de novos mercados, segundo André Bordignon, gestor estadual de Indicação Geográfica do Sebrae RS.
“Indicação geográfica é o reconhecimento de produtos ou serviços com vínculos ao território, seja por fatores naturais ou humanos, que valorizam a cultura e o ‘saber fazer’ das pessoas da região. No Brasil, trabalhamos este tema de duas formas: Indicação de Procedência para os produtos que tenham reputação e reconhecimento, e Denominação de Origem que, além dos fatores naturais e humanos, incluem as características que se devem essencialmente ao meio geográfico”, explica Bordignon.
E é justamente para valorizar esses produtos originalmente brasileiros, gerando conexões para novos negócios, que será realizado o Connection Terroirs do Brasil, de 28 a 31 de agosto, em Gramado. A feira reúne produtores, consumidores, chefs de cozinha e painelistas renomados da área. Em sua sétima edição, o evento, realizado pelo Sebrae RS junto com Rossi e Zorzanello, trará nomes nacionais e internacionais da gastronomia, do turismo, gestores do setor público e privado, empresários e entidades diversas, além de produtores de diferentes partes do Brasil.
A potência das indicações geográficas para o turismo local também é relevante e significativa. “Regiões inteiras prosperaram turisticamente após obterem esse reconhecimento. Nada mais importante do que valorizarmos esse tema e o colocarmos cada vez mais na pauta, principalmente para empresários e gestores públicos”, salienta Amanda Paim, especialista em Turismo do Sebrae RS.
A programação do Connection Terroirs do Brasil acontecerá em diferentes lugares do centro de Gramado. O palco do Palácio dos Festivais irá receber a abertura oficial e painéis e palestras com convidados nacionais e internacionais.
Nos quatro dias de evento, na Rua Coberta, ocorrerá a Alameda Terroir, onde expositores de diferentes partes do Brasil apresentarão seus produtos de origem. Logo ao lado, na Praça Major Nicoletti, o público poderá assistir a sete aulas-shows de gastronomia. O evento também conta com um Circuito Gastronômico e de Experiências, com participação de restaurantes da cidade e parques que receberão os visitantes.
Quem visitar a Alameda Terroir poderá conhecer e comprar produtos de 51 IGs. São alimentos, bebidas e artesanato com certificação de origem. Os queijos da região da Canastra, o guaraná da Amazônia e o cacau do Pará são alguns exemplos. Entre as bebidas, destaque para as cachaças mineiras e os vinhos gaúchos. Artesãos que produzem a renda de agulha Lacê do Sergipe e peças em cerâmica do interior de São Paulo também estarão presentes.
O terroir gaúcho terá nove representantes das 13 certificações no território: Vale dos Vinhedos (vinhos e espumantes), Altos de Pinto Bandeira (espumantes), Litoral Norte Gaúcho (arroz), Monte Belo (vinhos e espumantes), Altos Montes (vinhos e espumantes), Farroupilha (vinho fino branco e espumantes moscatel), IP Gramado (chocolate artesanal), Pelotas (doces tradicionais de confeitaria e de frutas) e Campanha Gaúcha (vinhos e espumantes). A feira funcionará das 12h às 21h, com acesso gratuito.