Por Caio Junqueira
ONGs descartam “Fóssil do Dia” e prêmio “Raio do Dia” vai para G77 + China
Prêmio é entregue desde 1999 pela rede de organizações ambientais Climate Action Network (CAN)
A rede de organizações ambientais Climate Action Network (CAN) – que desde 1999 confere o prêmio “Fóssil do Dia” às delegações que tomaram decisões consideradas ambientalmente equivocadas – surpreendeu neste segundo dia de COP30 e decidiu conferir o oposto da “premiação”: o prêmio “Raio do Dia”, que premia uma ação apontada como correta. O vencedor foi o G77+ China.
“O primeiro Raio do Dia na COP30 foi concedido ao Grupo dos 77 e à China, representando 134 países membros, por uma intervenção no Diálogo sobre Transição Justa que lembrou a todos como a luz do sol se manifesta em uma sala de negociações”, diz o comunicado da ONG.
O G77 + China é uma coalizão de países em desenvolvimento liderados pela China que hoje, na verdade, é formado por 134 membros, o que mostra que a premiação alcança a maioria das delegações presentes na COP30.
A ONG justifica a premiação: “Com clareza revigorante (e calor em uma sessão matinal com ar-condicionado forte na Sala de Reuniões 18), o G77 + China defendeu o estabelecimento de um Mecanismo de Transição Justa no âmbito da UNFCCC – uma proposta que reflete muitos dos elementos centrais que a sociedade civil e os sindicatos vêm promovendo por meio do Mecanismo de Ação de Belém (BAM)”, segue a ONG.
Ela diz que “ao apresentar uma visão estruturada para a próxima fase do Programa de Trabalho para uma Transição Justa, o G77+China demonstrou espírito de liderança no que o Presidente Lula chamou de “COP da Verdade” – com uma visão realista, baseada na cooperação e sem medo de propor soluções que coloquem a justiça no centro do processo” (CNN Brasil)




