O caminho do suco de laranja brasileiro até a mesa dos americanos nos EUA

Brasil é líder mundial na exportação de suco de laranja, e responsável por 70% das importações americanas. Suco é levado em contêineres em temperatura que varia de -8° a -10° até chegar nos EUA.

O Brasil é líder mundial na exportação de suco de laranja, e responsável por 70% das importações dos EUA. O suco brasileiro se tornou essencial para o EUA, principalmente depois de a produção da fruta despencar na Flórida por causa de uma praga e das mudanças climáticas.

O suco de laranja produzido no Brasil agora está ameaçado pela tarifa de 50% anunciada por Donald Trump contra produtos brasileiros – se não houver um acordo, as tarifas começam a valer no próximo dia 1° de agosto.

Em conversa com Julia Duailibi no podcast O Assunto da quarta-feira (16/7), Ibiapaba Netto explicou qual é o caminho do suco de laranja brasileiro até chegar na mesa dos consumidores americanos. Ibiapaba é diretor-executivo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos.

Ibiapaba diz que a cadeia de produção do suco é complexa, e envolve uma logística sofisticada. A cadeia de produção da laranja gera cerca de 200 mil empregos, diretos e indiretos nos Estados Unidos. Da compra da fruta até a embarcação são meses nesse ciclo. 

Ele explica que a exportação do suco de laranja brasileiro é feita por meio de navios dedicados exclusivamente a esse transporte, que se assemelham a petroleiros, mas adaptados para carregar suco. Ao chegar em solo dos EUA, as grandes marcas americanas adquirem esse suco e o utilizam como base para uma mistura.

Cada marca define a sua própria receita, criando combinações específicas de acordo com critérios de sabor, cor e aroma – um processo comparável ao que ocorre com o café.

“A laranja brasileira tem uma coloração específica, ela tem um sabor específico. E aí, junto com outros fornecedores, você tem diferença entre as marcas americanas.”

“O suco de laranja é muito importante dentro dessa composição que é servida para o consumidor americano, para que eles tenham não só a disponibilidade do produto, mas também uma questão importante de qualidade.”

A cadeia da laranja, da colheita até chegar aos Estados Unidos, funciona da seguinte forma:

Formação do pomar

  • Começa com o plantio da muda da laranjeira.
  • Tempo até a primeira produção: aproximadamente 3 anos após o plantio.
  •  

Vida produtiva da árvore

  • Quando a árvore começa a produzir, a colheita é feita.
  • Após o início da produção, a árvore pode ser utilizada por cerca de 15 anos para a colheita dos frutos.

Processamento industrial

  • Após a colheita, a fruta é enviada para fábricas de processamento, operadas por empresas como as associadas à CitrusBR.
  • Nesses centros, a laranja é processada e transformada em dois principais tipos de produto: suco concentrado e suco não concentrado.

O suco concentrado, explica Ibiapaba, é como se fosse um leite condensado, só que sem adição de açúcar. A água do suco é evaporada até ficar com textura gelatinosa. Depois, o produto é colocado em navios e transportado em temperatura que varia de -8° a -10° até chegar nos terminais dos EUA.

O suco não concentrado passa por um processo muito parecido, segundo Ibiapaba. A diferença é que, ao invés de retirar a água dessa laranja para fazer o processo de concentração, ela passa por um processo de pasteurização.

“Depois de todas essas etapas, o suco brasileiro já paga, nos Estados Unidos, US$ 415 de taxa por tonelada. Esse imposto equivale a cerca de 15% a 20% do valor total” (G1)

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