Novas aberturas de mercado já renderam US$ 3 bi em exportações do agro

Mercados abertos desde 2023 representam um potencial de negócios de mais de R$ 33,3 bilhões.

As aberturas de 491 novos mercados para produtos do setor agropecuário já incrementaram cerca de US$ 3 bilhões à balança comercial brasileira de 2023 até agora e poderão render US$ 3,8 bilhões em negócios anualmente no curto prazo. Os dados fazem parte de um levantamento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) apresentado durante evento anual de adidos agrícolas, em Brasília, nesta quarta-feira (26/11).

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, afirmou que o número será potencializado nos próximos anos à medida que a promoção comercial avançar e os negócios fluírem nos novos mercados. Ele ressaltou que as aberturas garantiram bons resultados para a balança comercial do agro em 2025 “mesmo com o tarifaço e todas as dificuldades”. No acumulado de janeiro a outubro deste ano, as exportações do agronegócio somaram US$ 141,97 bilhões, crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Müller, afirmou que os mercados abertos desde 2023 representam um potencial de negócios de mais de R$ 33,3 bilhões. “Essas aberturas colocam o Brasil em mercados de US$ 33 bilhões onde não estávamos. Isso dá a dimensão e impacto desse tipo de trabalho”, afirmou no evento.

Ao analisar 400 novos mercados abertos desde 2023, sem considerar os últimos 91 concretizados nos últimos meses, a avaliação da ApexBrasil é de que as aberturas já renderam US$ 2,3 bilhões em negócios realizados. Com os 491, o faturamento chega a US$ 3 bilhões no período.

No curto prazo, se os exportadores brasileiros dos produtos que conseguiram novos mercados alcançarem o mesmo ritmo de vendas que já têm em destinos consolidados, a estimativa da ApexBrasil é que os negócios gerem incremento de US$ 3,8 bilhões por ano nas exportações.

“Alcançando o mesmo market-share que o Brasil possui no mundo nos mercados abertos desde 2023, teremos um crescimento de US$ 3,8 bilhões anuais”, destacou Müller.

O principal ganho no período foi com exportações para a América do Norte, principalmente para o México. Com as aberturas do mercado mexicano para as carnes suína e bovina do Brasil, os embarques para lá desde 2023 passaram de US$ 1,1 bilhão, de acordo com o levantamento da ApexBrasil. Apenas em 2025, são US$ 723 milhões até outubro. Em 2022, esses negócios estavam zerados.

O aumento do comércio foi motivado também pela inflação dos alimentos no México, disse Müller. “O Brasil contribui para redução da inflação e para a garantia da segurança alimentar em qualquer país do mundo”, completou.

Outros exemplos citados pelo gerente são as exportações de algodão em pluma para o Egito, mercado aberto em 2023 e que já rendeu faturamento acumulado de US$ 177,4 milhões. Só em 2025, foram US$ 113 milhões.

“Em três anos, já superamos no Egito a participação de venda de algodão da média mundial, que é 30%. Imaginávamos que chegaríamos a US$ 80 milhões e já passamos de US$ 113 milhões”, disse Müller.

Para a China, a exportação de gergelim, mercado aberto em novembro de 2024, já faturou US$ 158,7 milhões.

O incremento nas vendas com os mercados abertos gerou faturamento extra para todas as regiões do país entre janeiro de 2023 e outubro de 2025, disse Müller. Na região Norte, os 400 mercados abertos geraram exportações US$ 264 milhões; no Centro-Oeste, foram US$ 1,2 bilhão. No Sul e no Sudeste, as novas oportunidades resultaram em US$ 457 milhões e US$ 278 milhões em negócios, respectivamente. Empresas do Nordeste venderam US$ 62 milhões no período para os novos mercados abertos (Globo Rural)

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