Os manifestantes tentaram entrar na Zona Azul, parte do evento fechada ao público onde ocorrem as negociações oficiais, e entraram em confronto físico com a equipe de segurança do local. Alguns seguranças ficaram feridos e foram levados para a área médica do evento.
A COP30 é dividida em duas áreas: Zona Verde e Zona Azul. O acesso à Zona Azul é restrito a delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada (CNN Brasil)
Brasil e ONU investigam invasão de manifestantes na COP30
Autoridades brasileiras e da ONU (Organização das Nações Unidas) investigam uma invasão por manifestantes portando cassetetes à COP30, em Belém, nesta terça-feira (11/11).
Um porta-voz da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) afirmou que o incidente está sendo analisado, mas que o local está totalmente seguro e que as negociações da COP continuam.
Mais cedo, os manifestantes tentaram acessar a Zona Azul, ponto do evento restrito aos público, onde apenas delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada têm acesso.
O porta-voz explica que as forças de segurança brasileiras e da ONU tomaram medidas de proteção para garantir a segurança do local, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos.
A fonte da conferência ainda ressaltou que dois seguranças tiveram ferimentos leves e estruturas do local foram levemente danificadas.
Ainda não há informações sobre detenções ou a identificação dos manifestantes que participaram do ato (CNN Brasil)



