O 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso já tem seus 40 finalistas. Escolhidos minuciosamente pela Comissão Julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, responsável pela seleção e aquisição do café brasileiro para compor o exclusivo blend illy 100% Arábica, as amostras foram submetidas a diversas análises sem qualquer referência de sua procedência e do nome do produtor.
“A quantidade de amostras dessa edição é bastante significativa. Neste ano as peneiras estavam menores, com grãos miúdos, mas com boa qualidade. Também selecionamos excelentes cafés naturais”, revela Dr. Aldir Teixeira, CEO da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio, desde sua primeira edição em 1991.
O concurso que é realizado a nível nacional, teve novamente a predominância do Estado de Minas Gerais entre os finalistas da premiação com produtores das regiões do Cerrado, Chapada, Matas de Minas e Sul de Minas.
Segundo Dr. Aldir, a cada edição do prêmio a missão e responsabilidade da comissão aumentam à medida que suas escolhas contribuem para aquele que pode se tornar o melhor café de qualidade sustentável do mundo, como nas duas últimas edições do Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy em que o Brasil levou o prêmio máximo. Em 2024, a grande vencedora do ‘Best of the Best’, escolhido por um júri internacional de nove especialistas do ramo do café, foi a Fazenda Serra do Boné, em Araponga – Matas de Minas, dos irmãos Matheus e Nathan Lopes Sanglard. Já na edição 2023, a fazenda brasileira São Mateus Agropecuária, em Varjão de Minas – Cerrado Mineiro venceu a 8ª edição do Prêmio, concorrendo com os melhores produtores de café da Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda.
Ainda de acordo com Dr. Aldir, a cada ano as exigências para a seleção aumentam devido à maior exigência quanto as práticas de sustentabilidade. “Os cafeicultores estão se aprimorando cada vez mais na produção de cafés de qualidade investindo em práticas agrícolas sustentáveis e provenientes de agricultura regenerativa”, explica.
Em maio de 2025, no evento de premiação do 34º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, dentre os 40 produtores finalistas serão anunciados os três primeiros nacionais que, além dos prêmios em dinheiro e diplomas, ganharão uma viagem ao exterior para participar do 10º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy. Também serão anunciados os primeiros lugares do prêmio regional e o Classificador do Ano.
As 622 amostras selecionadas foram analisadas e classificadas através dos quesitos: cor, aspecto, seca, tipo, peneiras, teor de umidade, torração e a qualidade da bebida, inclusive com degustação para espresso. Elas também foram analisadas quimicamente e todas ficaram dentro do limite de resíduos para agroquímicos permitido mundialmente e aceito pela illycaffè.
Confira a relação dos 40 finalistas do prêmio nacional em ordem alfabética (a relação não representa a ordem de colocação).