Iniciativa valoriza empresas que investem no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções para minimizar o impacto ambiental do setor de bioenergia
A Rota da Inovação Sustentável está de volta à Fenasucro & Agrocana, que será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. A ação, que fez sucesso em sua estreia em 2023, dá destaque às empresas com produtos, serviços ou soluções genuinamente sustentáveis em exposição no evento.
“É notório que o setor de bioenergia está atento à pauta, absolutamente necessária, e se mantém em busca de materiais e iniciativas que minimizem o impacto ambiental. A Rota da Inovação Sustentável reconhece e dá visibilidade a marcas que estão alinhadas com esse propósito. Serve como um incentivo tanto para o desenvolvimento quanto para a adoção dessas novas tecnologias em toda a nossa cadeia produtiva”, explica o diretor da feira, Paulo Montabone.
Participantes selecionados
Os expositores interessados em participar desta edição fizeram inscrição previamente e passaram pela avaliação de uma comissão técnica indicada pela RX Brasil, promotora e organizadora da Fenasucro & Agrocana, e pelo CEISE Br.
Seis critérios definidos pela organização embasaram a escolha: emissão relativas de CO2; água de reuso na fabricação; material reciclado em massa e volume; certificações; resíduos sólidos, líquidos e gasosos tratados; e avaliação ambiental de fornecedores.
Confira, a seguir, os selecionados:
ACS – Ciclones de Alta Eficiência: equipamento de controle de material particulado de alta eficiência, podendo ser o substituto do lavador de gases nas indústrias sucrooalcoleiras.
BERMO – Sistema NH3-Recovery: sistema para aproveitamento da energia térmica da amônia na saída dos compressores. Gera a redução do consumo de vapor e utilização de combustíveis.
CALDEMA – Reciclagem e Destinação de Resíduos Classe 1: fabricante de equipamentos industriais, com todos seus processos pautados nos pilares de ESG.
FASS AGRO: especializada na fabricação de fertilizantes líquidos e sólidos, inteiramente comprometida com a qualidade de seus produtos e o compromisso dos pilares de ESG.
INTERUNION – Soluções e Integrações para Projetos Verdes: implantação de projetos para a geração de energia por meio de fontes renováveis e introdução no mercado de equipamento inovador e sustentável (precipitador).
JOHNSON SCREENS – Cesto de Centrifuga: oferece maior resistência, precisão na abertura e área aberta superior, melhorando a recuperação de cristais de açúcar. Suporta altas tensões e condições severas, proporcionando maior durabilidade e eficiência no processo.
NOVA SMAR – LD300 Series: os modelos LD300H foram projetados para trabalhos com altas pressões estáticas. O transmissor permite uma conexão flangeada direta em vasos e tanques.
PIERALISI – Decanter Centrífugo: equipamento para processamento de biomassa. Centrífuga para concentração de fermento com 30% a mais de vazão.
QUADRANTE: soluções para todo tipo de transporte de cargas, de forma sustentável, práticas viáveis para usinas.
TELOG – Logística de Suprimentos: projetos logísticos personalizados.
Dentro do pavilhão e na planta gigante da Fenasucro & Agrocana, os estandes dessas empresas terão uma identificação especial. O percurso da Rota da Inovação Sustentável será sinalizado com um tapete de cor diferenciada e haverá, ainda, um balcão de informação exclusivo sobre o projeto.
Fenasucro & Agrocana: SENAI-SP destaca importância da qualificação profissional no setor da bioenergia
Estudo da Brasscom estima que, até 2025, o déficit de profissionais para atender às demandas da indústria de energia limpa chegue a 532 mil; tema estará em debate durante o evento, que será realizado entre os dias 13 e 16 de agosto, em Sertãozinho/SP
A escalada do aquecimento global nos últimos anos evidencia o quanto o processo de transição energética é uma demanda importante e urgente. O tema tem sido o centro de discussões e de planejamentos em diversos países. Entre os maiores produtores de biocombustíveis do mundo, o Brasil é considerado autoridade no assunto, com um mercado crescente e em constante evolução. Hoje, o principal desafio enfrentado pelo setor, para que ele atinja sua máxima potencialidade, é a falta de mão de obra especializada.
Um estudo realizado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) estima que, até 2025, o déficit de profissionais para atender às demandas da indústria de energia limpa chegue a 532 mil. Estratégias para solucionar a questão serão debatidas durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, que será realizada entre os dias 13 e 16 de agosto, em Sertãozinho (SP).
“O propósito da Fenasucro & Agrocana é manter quem constrói o setor sempre junto e engajado ao que é mais importante: o futuro. Conseguimos contemplar todas as frentes, desde as inovações tecnológicas trazidas pelos expositores em seus estandes, até a rica programação de conteúdo. Grandes nomes do mercado abordarão megatendências, cases de sucesso e, também, os desafios a serem superados, como a necessidade de promover uma capacitação de qualidade aos profissionais do ramo. Ter o SENAI-SP nesta missão e abordando este tema na feira é extremamente importante para todo mercado de bioenergia”, revela o diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone.
Capacitação e aperfeiçoamento
Devido à relevância que a bioenergia tem no cenário nacional e internacional, o SENAI-SP vem fazendo um enorme investimento na estruturação de cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento voltados a todo o processo de produção das usinas e também em áreas transversais, como TI, eficiência energética, instrumentação e manutenção de máquinas e equipamentos. Como resultado, entre 2022 e 2023, registrou um aumento de 30,72% no total de matrículas relacionadas ao setor sucroenergético, responsável pela produção de grande parte da energia sustentável no Brasil.
A entidade ainda intensificou a prestação de serviços e atendimento à indústria de ponta a ponta, com consultorias personalizadas, pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias. “O objetivo do SENAI é ser protagonista no apoio à transição energética no País, formando profissionais e disponibilizando tecnologias que tragam respostas ao setor, o que aumenta a eficiência e contribui para uma maior competitividade”, detalha Rafael Henrique de Melo Cunha, diretor do SENAI-SP.
Presença confirmada
O SENAI-SP estará presente na Fenasucro & Agrocana, tanto em painéis temáticos, falando sobre a importância da educação profissional de qualidade para o setor da bioenergia, quanto com duas unidades móveis, equipadas com tecnologia de última geração. Uma será a Indústria 4.0, focada na usina do futuro, e a outra voltada para a Conectividade.
“Inclusive, vamos gerar sinal 5G dentro da feira. A Fenasucro & Agrocana é o evento mais importante do mundo no setor. Tem um papel essencial para a disseminação de conhecimentos, tendências e tecnologias. Por isso, o SENAI não poderia ficar de fora”, conclui Cunha.