Evento de cafés especiais, Rio Coffee Nation chega ao EXC para a sua 5ª edição 

Pela primeira vez no Jockey Clube, o encontro acontece de 18 a 20 de outubro. 
Rio Coffee Nation, evento de cafés especiais que reúne produtores, experts e amantes da bebida, está de volta ao Rio de Janeiro. Em sua 5ª edição, o encontro será realizado em local inédito, no EXC, no Jockey Clube, nos dias 18, 19 e 20 de outubro e contará com mais de 50 produtores parceiros. Comandado por Martina Barth d’Avila, executiva de marketing e comunicação com mais de 26 anos de experiência, o Rio Coffee Nation tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos grãos especiais.  
“Estamos muito animados com a 5ª edição do RCN. O café carrega um potencial enorme não só como bebida, mas também como ingrediente culinário, unindo pessoas de todos os lugares”, comenta Martina. “Queremos valorizar todos estes aspectos criando um evento charmoso e descolado no EXC”, completa.  
Durante três dias, especialistas de diversas regiões do país estarão reunidos para estimular a profissionalização e a cultura do mercado de cafés, sendo o compromisso com a sustentabilidade e o foco no pequeno produtor os grandes diferenciais do evento. Na pauta, temas como o comércio justo, a conexão com o turismo, os diferentes métodos de extração e torrefação, além de degustações gratuitas, aulas e Happy Hour do Café – com drinques e música ao vivo – completam a programação.  
Conectando pessoas de todas as idades, gêneros e diferentes origens, o Rio Coffee Nation anuncia novidades para a sua quinta edição: a Pindorama irá propor a harmonização de cachaças com cafés e drinques, a Mercearia Origem combinará os sabores de diferentes queijos aos grãos e a Nolita Roastery irá fazer a torra do café ao vivo. Além disso, o RCN anunciou a 5ª edição da premiação do Melhor Café Torrado para Espresso. Os três primeiros colocados irão receber a certificação da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café -, parceira do evento. O campeonato de Melhor Barista pelo evento terá a sua segunda edição neste ano, com patrocínio do café Orfeu, e os foodtrucks estarão mais especiais do que nunca: Ella Pizzaria, TT Burguer, Café da Carol, Guto&Tata e Croissant Rio chegam para somar.  
O palco Receitas, por sua vez, irá alternar palestras com oficinas e, em 2024, conta com uma curadoria especial: João Diamante, Flávia Quaresma, Paula Prandini, Elia Schramm, Pedro Coronha, Alex Miranda e Alex Mesquita são os nomes confirmados que irão demonstrar, na prática, como o café é um valioso e versátil ingrediente gastronômico que pode e deve ser valorizado tanto nas xícaras quanto nos pratos. 
A marca da sustentabilidade, assunto fundamental do nosso tempo, está na característica Carbon Free do Rio Coffee Nation: todo o carbono produzido é convertido em ações ambientais desde a primeira edição do evento, que possui Certificado de Compensação de Carbono outorgado pela Verified Carbon Standard, entidade sediada em Washington, EUA. Em 2023, o RCN compensou o gasto de carbono em ações em prol do projeto Envira Amazônia, que protege 39.000 hectares da Floresta Amazônica junto à cidade de Feijó, no estado do Acre.   
Outras ações sustentáveis envolvem a prática de lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app, para evitar o uso de papel; utensílios como copos, talheres e pratos feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis; e reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório e os estandes e balcões em pallets. 
O evento também tem como um de seus pilares a contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em 2024, a parceria com o Rio Inclui, projeto social voltado para pessoas com deficiência física, foi renovada. Além disso, parte da venda dos ingressos será revertida para o projeto “Diamantes na Cozinha”   
O que é um café especial?  De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:  Fragrância/Aroma Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado) Ausência de Defeitos Doçura Sabor Acidez Corpo Finalização Harmonia Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. É a única parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)  Atualmente, o segmento de cafés especiais representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores vem se tornando cada vez mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade dos grãos aumentou. 

Related Posts

  • All Post
  • Agricultura
  • Clima
  • Cooperativismo
  • Economia
  • Energia
  • Evento
  • Fruta
  • Hortaliças
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Notícias
  • Opinião
  • Pecuária
  • Piscicultura
  • Sem categoria
  • Tecnologia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber notícias do nosso Diário do Agro?
INSCREVA-SE

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 Tempo de Safra – Diário do Agro

Hospedado e Desenvolvido por R4 Data Center