Evento será realizado no dia 30 de março, em São Paulo, com representantes das áreas do direito, agronegócio, economia, da iniciativa privada e do setor público
Os novos instrumentos de crédito e de seguro rural, capazes de mitigar perdas e proteger produtores em cenários de instabilidade econômica ou climática; a regulamentação e execução da reforma tributária; a governança rural e a insolvência da produção são alguns dos temas da sexta edição do Congresso Brasileiro de Direito do Agronegócio, uma realização do Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio – IBDA. O evento acontecerá no dia 30 de março de 2026 no Hotel Renaissance, em São Paulo, reunindo especialistas, autoridades públicas e representantes da iniciativa privada para debater os principais desafios que impactam o futuro do agro brasileiro.
“O agronegócio brasileiro enfrenta um cenário de crescente complexidade, marcado pela volatilidade climática e pela necessidade de adaptação às reformas estruturais. É imprescindível aprimorar a gestão de riscos, ajustando-a às novas normas fiscais e tributárias recentemente incorporadas à legislação, de modo a assegurar maior eficiência e conformidade. Somente neste cenário podemos assegurar segurança regulatória, preservar a competitividade e garantir o desenvolvimento sustentável do setor”, avalia Renato Buranello, presidente do IBDA.
A programação está dividida em 4 painéis, com temas estratégicos debatidos por especialistas de cada setor. O primeiro painel abordará a Reforma do Estatuto da Terra. Na sequência, será discutido o Novo Seguro Rural e a Insolvência da Produção. O terceiro painel debaterá a Regulamentação e execução da Reforma Tributária. O quarto e último painel tratará do Financiamento da Segurança Climática.
O evento será realizado das 9h às 18h no Hotel Renaissance São Paulo, na Alameda Santos, 2233 – Jardim Paulista, São Paulo. Mais informações sobre inscrições e detalhes da programação podem ser obtidas no site oficial do evento: https://congressodireitoagro.com.br/ O primeiro lote de inscrições garante, até 31 de dezembro, desconto para o evento presencial e, também, inscrição gratuita para a transmissão online.




