Chácara de dois alqueires, em Astorga, comprada por Manoel Pereira para descansar, foi transformada em pesqueiro e restaurante para sustento da família
Com apenas dois alqueires de terra em Astorga, o produtor Manoel Lopes Pereira, junto com a esposa Regina, fez do seu pequeno paraíso um espaço para gerar renda para a família, além de buscar preservar a natureza: o Pesqueiro Nossa Senhora Aparecida.
VOLTA AO CAMPO – Manoel trabalhou por muitos anos na construção civil. Mas, apesar de viver na cidade por muito tempo, sempre sonhou em voltar para o campo. De origem rural, morou por muitos anos no campo quando criança. Por isso, quando conseguiu formar um pé de meia, investiu na compra de uma chácara em 2015 e a transformou em uma área de lazer da família.
NASCENTES – Bem abastado de água, o sito tem12 nascentes que abastecem as lagoas de peixes e desembocam no Ribeirão Astorga, que cruza a propriedade. Investindo aos poucos, foi melhorando a estrutura e por sugestão de amigos, que frequentavam a chácara, transformou-a em pesqueiro e fonte de renda. A princípio, entretanto, só abria aos sábados, domingos e feriados.
INÍCIO – Devido a um problema de coluna, Manoel parou de trabalhar, há oito anos, na construção civil e com o crescimento da frequência de clientes no pesqueiro, passou a abrir todos os dias e ainda servir almoço aos sábados domingos e feriados.
FREQUÊNCIA – Atualmente, o pesqueiro tem uma frequência de umas 700 pessoas por dia nos finais de semana. “É a maior correria”, comenta Manoel, que além da esposa, conta com a ajuda da nora Bruna, do filho Alexandre, e de uma cozinheira.
LAGOAS – Ao todo são seis lagoas ativas, duas de engorda e quatro de pesca com tilápia, pacu, tambaqui, patinga, piau, seis variedades de carpa bagre, traíra e cascudo, além de uma lagoa dentro de reserva. Manoel trabalha com cria e engorda e compra peixes já criados para complementar a demanda mensal de 2 mil quilos de pacu e 4 mil quilos de tilápia.
RECUPERAÇÃO – Cooperado, o produtor compra toda ração na Cocamar e nos últimos tempos, preocupado com o meio ambiente e com a sustentabilidade de seu negócio, tem investido na recuperação de todas as nascentes da propriedade, participando do Projeto de Conservação de Nascentes da Cocamar. (Jornal Cocamar)