· Evento, na capital paulista, antecede a COP30 com foco em economia verde
· Summit terá empresas que se propõe apresentar soluções, por exemplo, em eletromobilidade
O Summit Agenda SP+Verde confirmou a participação de 67 empresas nacionais, sendo que 21 delas são estrangeiras, em sua rodada de negócios entre os dias 4 e 5 novembro no Parque Villa Lobos, na capital paulista.
O evento, organizado pelas gestões Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ricardo Nunes (MDB) e em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a USP, antecede a COP30 em Belém (PA).
Há empresas inscritas de oito países. Entre eles, Bélgica, Alemanha, Suíça, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Letônia e Inglaterra. Cada participante poderá realizar até quatro reuniões individuais de 20 minutos, promovendo parcerias e negócios verdes.
“A rodada internacional de negócios sustentáveis visa promover interação para que todos os países levem resultados concretos e eficientes que impactem o cenário global, apresentando também o potencial de nossa cidade com um grande hub de negócios”, diz a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra.
O Summit está sendo estruturado com base em quatro eixos: finanças verdes (reúne as companhias com soluções para acelerar a transição climática); resiliência e futuro das cidades (tecnologias para gestão sustentável da água e habitação); justiça climática e sociobiodiversidade (empresas voltadas à inovação com foco em apoiar comunidades vulneráveis) e, por último, transição energética (empresas que apresentam soluções em eletromobilidade, combustíveis de baixo carbono, energias renováveis).
“É uma oportunidade de aproximar diferentes atores, gerando parcerias concretas e soluções escaláveis que posicionam o estado na vanguarda da inovação e da sustentabilidade”, afirma a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende (Folha)