Operando com esmagamento de soja desde 1979, quando colocou em atividade a primeira planta do cooperativismo paranaense, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial anuncia o início da construção nos primeiros meses do próximo ano de uma nova estrutura industrial em Maringá (PR), com capacidade de processamento para 5 mil toneladas de grãos/dia, volume que no futuro poderá ser ampliado para 7,5 mil toneladas.
Prevista para ficar pronta em 2027, será uma das maiores e mais inovadoras esmagadoras do país, elevando em 70% a sua capacidade atual de processamento.
A construção dessa nova indústria faz parte de um amplo redimensionamento do parque industrial da cooperativa, que começou nos últimos anos e contemplou a ampliação do recebimento das safras e da capacidade estática de armazenagem de grãos para as atuais 2,8 milhões de toneladas, entre várias outras melhorias.
Essa indústria vai permitir à Cocamar, ainda, aumentar a neutralização da refinaria de óleo das atuais 200 mil toneladas/ano para 350 mil e, no futuro, a capacidade de sua indústria de biodiesel. A nova estrutura demandará, também, a construção de um novo terminal rodoferroviário para dar vazão à quantidade a ser produzida de farelo e óleo, bem como ampliar a capacidade de armazenamento de farelo e do pátio de triagem para comportar a expansão do fluxo de caminhões.
O conjunto de realizações considera um investimento superior a R$ 1,5 bilhão, parte do qual já consumado na ampliação da capacidade de armazenagem, utilizando agora, como uma das fontes de recursos, uma linha de financiamento obtida junto a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, instituição pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. (Jornal Cocamar)