O CEO da Orplana – Organização das Associações Produtoras de Cana do Brasil, José Guilherme Nogueira, entregou nesta 3ª feira (9) ao CEO da Unica – União da Indústria da Cana-de-Açúcar e Bioenergia, Evandro Gussi, a pauta dos fornecedores de cana que reivindicam pontos que consideram essenciais para por fim ao embate com os usineiros que estão relutantes a cumprir o que foi estabelecido e acordado entre os sócios do Consecana – Conselho dos Produtores de Cana de Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo.
Para esta 5ª feira (11/9) está agendada a reunião do Consecana e há a expectativa de bom senso e cumprimento das pautas que contemplam os interesses das partes, produtores que fornecem a matéria-prima e as usinas que a processam e a transformam em açúcar, etanol, bioeletricidade e biometano. O secretário Guilherme Piai, da Agricultura e Abastecimento de São Paulo foi procurado pelos produtores de cana para mediar e intervir no consenso e negociação que está em curso.
“O setor sucroenergético é estratégico para a economia paulista e brasileira. A cana ocupa 5,5 milhões de hectares no Estado de São Paulo. No momento em que se discute globalmente a transição energética o Brasil, através dos biocombustíveis, dá um exemplo extraordinário de sustentação ambiental e social que começa a ser seguido por outros países”, ressaltou o secretário