O 13º Congresso Andav 2024 realizou sua maior edição, reunindo um público altamente qualificado de 14.824 profissionais presentes. Foram mais de 250 marcas expositoras do Brasil e do exterior, sendo 64 novas empresas expositoras, que apresentaram, entre os dias 6 e 8 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, uma série de novidades em tecnologias, produtos e soluções inovadoras.
O evento da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), organizado pela Zest Eventos, teve um crescimento de 20% na área de exposição, alcançando 24 mil m². Outro destaque foi a participação expressiva de autoridades do governo federal e estadual na Plenária do Congresso Andav.
“A edição histórica do nosso Congresso representa o momento pujante da Andav e de seus associados. Reunimos importantes representantes da cadeia produtiva, trocando experiências, fortalecendo parcerias e disseminando conhecimento e informação, que são essenciais para o futuro do setor”, afirmou Paulo Tiburcio, presidente executivo da Andav.
A próxima edição será realizada de 5 a 7 de agosto de 2025, no Transamérica Expo Center.
“O Congresso Andav foi uma oportunidade única de fortalecer os laços com a cadeia de distribuição de insumos. O evento também nos possibilitou entender mais profundamente as necessidades dos nossos parceiros de negócios, refinar estratégias e, claro, apresentar as nossas últimas inovações ao mercado”, afirmou Marcelo Ros, Gerente de Acesso ao Mercado Revendas & Redistribuição da Divisão de Soluções para a Agricultura da BASF.
Para Haroldo Yamanaka, diretor da GiroAgro, o Congresso Andav é um evento único para o relacionamento e geração de oportunidades e negócios para o setor de distribuição de insumos agrícolas. “Aqui, identificamos desafios, e sobretudo antecipamos tendências”.
Roberto Dib, diretor de Marketing de Clientes na Syngenta, afirmou que o Congresso Andav é um evento crucial para o setor de distribuição e varejo. “Esta edição foi fundamental para debatermos o futuro da produção brasileira de alimentos e em como podemos seguir viabilizando a eficiência do setor”.
“O Congresso Andav é referência no agro brasileiro. Foi a edição mais produtiva para nós. Recebemos profissionais do Acre até o Rio Grande do Sul, e percebemos que todas as culturas estiveram presentes, as indústrias e a cadeia do agro”, destacou Oziel Ferreira, CEO da Ceres Agrobank.
Na avaliação de Rogerio Rangel, diretor de marketing da Biotrop, o Congresso Andav é uma feira que proporciona contatos com clientes atuais e potenciais. “A ampliação vista na feira está condizente com o tamanho do segmento”.
A Plenária do Congresso Andav teve como tema central “Agroeconomia Brasileira em Primeiro Lugar: Como assegurar o nosso propósito de alimentar o mundo”, ressaltando o papel do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e os desafios de garantir a sustentabilidade e a eficiência desse setor.
Foram 42 especialistas e autoridades que trouxeram suas avaliações sobre temas ligados à tecnologia, inovação, pesquisa, ciência, educação, crédito, geopolítica, sociedade, gestão, diversidade, inclusão, economia, sustentabilidade, responsabilidade social, planejamento e governança. Entre os principais destaques estiveram o protagonismo do distribuidor de insumos para disseminação de novos produtos, serviços, tecnologia e informação ao produtor rural; a necessidade de integração entre as áreas pública e privada para a construção de uma narrativa coerente sobre o agro; a importância do uso de tecnologia para sustentabilidade e para abrir novos negócios; e a oportunidade de crédito ofertada pelo setor privado.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Andav
A Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumo Agrícolas e Veterinários há quase 34 anos representa o Distribuidor de Insumos Agropecuários e atualmente reúne quase 3.500 unidades comerciais de todas as regiões do Brasil, responsáveis por levar as boas práticas ao campo e acima de tudo zelar pelo bom funcionamento da cadeia produtiva, ao estender conhecimento, produtos, serviços e tecnologia.
Zest Eventos
A Zest Eventos nasce da união de mais de uma década de excelência e sucesso em construir eventos e trabalhar em equipe. Uma empresa dedicada a entregar experiências: além de criar e promover eventos físicos, digitais e híbridos, é especialista em desenvolver consultorias especializadas em marketing, vendas e projetos especiais para o setor B2B.