Tendência é impulsionada pela digitalização no agronegócio que traz vantagens competitivas; Além de compras, produtores também realizam cotações e pagamentos online;
A digitalização está transformando diversos setores da economia brasileira, e a agricultura não é exceção. Cada vez mais, produtores rurais estão migrando para plataformas online para cotar, comprar e pagar por seus insumos agrícolas, buscando maior comodidade, agilidade e economia. Essa mudança de comportamento, antes comum apenas no varejo, vem ganhando força no campo e impulsionando a adoção de novas tecnologias.
“A adoção de plataformas online para comercialização de insumos agrícolas ainda está em seus estágios iniciais, mas a tendência é de crescimento acelerado nos próximos anos. Com a crescente familiarização dos produtores rurais com as novas tecnologias e os benefícios que elas oferecem, a digitalização do agronegócio brasileiro deve se intensificar ainda mais”, comenta Ivan Moreno, CEO da Orbia.
Experiências positivas impulsionam essa mudança de comportamento
Um dos exemplos dessa mudança no comportamento e adoção das compras online é o caso do Renato Scariote, produtor de soja e milho no Mato Grosso, cuja família cultiva essas culturas há mais de 40 anos. Através da Orbia, ele já realizou compras de inseticidas para sua lavoura, serviços de mapeamento de fertilidade e nematoides no solo e elogia a variedade de produtos na plataforma. “A ferramenta é excelente, e te dá uma gama muito grande de produtos e serviços com a possibilidade de negociar, algo que às vezes acabamos não fazendo nas compras presenciais”, afirma Scariote.
Outro exemplo é o de Iara Aparecida Kirsch, produtora rural em São Francisco de Paulo, Rio Grande do Sul. Ela também já compra insumos online e destaca a economia e a agilidade como os principais benefícios. “Consigo preços melhores para a minha lavoura no ambiente digital”, explica Kirsch. “Já comprei na Orbia adubo solar e até mesmo um fungicida excelente para inibir pinta nas verduras.”
Para ela, a compra online oferece praticidade e rapidez, desde a pesquisa até a entrega dos produtos na propriedade. “Opto pelas compras online pela agilidade no atendimento e chegada dos produtos até a minha lavoura que são mais rápidas que pelos meios convencionais”, ressalta a produtora.
Escassez do crédito rural também aumenta comercialização online
A escassez do crédito rural também vem impulsionando a comercialização de insumos no universo digital. Somente em 2023, a demanda por financiamento agrícola do Brasil foi de R$800 bilhões, segundo dados do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Por este motivo, a antecipação de recebíveis, em especial em formato digital, tem se tornado um recurso valioso para a cadeia agrícola, uma vez que nesta modalidade, o produtor consegue aumentar o fluxo de caixa e a capacidade de produção, ao mesmo tempo em que realiza o pagamento dos insumos de forma muito mais prática, rápida e segura.
“A cessão de recebíveis de forma 100% online vem transformando a maneira como os distribuidores de insumos agrícolas gerenciam suas transações com os produtores rurais. Com a iniciativa, os distribuidores podem entregar os insumos adquiridos aos produtores rurais, eliminando os atrasos e os riscos associados aos métodos de pagamentos tradicionais. Essa modalidade beneficia o produtor rural, que passa a ter a possibilidade de fazer esse pagamento sem burocracia”, conta o CEO da Orbia, que também oferece essa possibilidade de antecipação de recebíveis em sua plataforma, por meio do Orbia Pag.
Diferentemente do tradicional Barter – pagamento pelo insumo sem intermediação monetária e feita por meio dos grãos na pós-colheita – nesta modalidade, produtores rurais de qualquer localidade podem ter acesso imediato ao limite, caso possuam cadastro na plataforma da Orbia e sejam pré-aprovados, de acordo com a avaliação da empresa e dos bureaus de crédito. “Além de facilitar o acesso ao crédito, com o Orbia Pag, o produtor rural tem mais flexibilidade na hora de pagar suas compras em um período de até 12 meses. Isso traz alívio aos produtores sobre as obrigações de retorno da safra, ao mesmo tempo em que a transação não oferece risco ao distribuidor“, conta Moreno.
“A migração para comercialização online dos insumos agrícolas traz diversos benefícios para os produtores rurais que vão desde à comodidade, agilidade e maior variedade de produtos, até economia e acesso ao crédito, algo essencial para o agricultor no momento atual”, enfatiza Moreno.
A preocupação com os recursos financeiros vai além e também movimenta a busca por retorno dos investimentos realizados na lavoura. “Sabemos que os investimentos em insumos agrícolas possuem alto valor agregado e por isso, buscamos meios de retornar esses investimentos aos agricultores por meio de programas de benefícios, como o Cashback, por exemplo”.
Na prática, o produtor recebe parte do valor de suas compras de volta na forma de Cashback, que pode ser usado para novas aquisições na plataforma, como a compra de insumos agrícolas, ou até mesmo para acumular pontos e trocar por diversos benefícios. Atualmente, essa modalidade está disponível para clientes Impulso Bayer.