Com o tema bem-estar animal, a Cocamar e a Sociedade Rural de Maringá promoveram dia 14/5 durante a 50ª edição da Expoingá, em Maringá, o 5º Fórum Brasileiro de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Reunindo autoridades, especialistas, produtores e pecuaristas, o evento começou às 17h no Recinto de Leilões Ermelindo Bolfer e teve o apoio, entre outros, da Rede ILPF e da Embrapa.
A programação constou de duas palestras, com Vanderley Porfírio da Silva, doutor em agronomia e pesquisador da Embrapa Florestas, e Isabel Cristina Ferreira, doutora em zootecnia e pesquisadora da Embrapa Cerrados.
Além de incrementar a produtividade agrícola e pecuária e preservar o meio ambiente, a ILPF se destaca pelo conforto térmico que proporciona aos animais. Nos dias quentes, o rebanho se abriga à sombra da floresta de eucaliptos implantada, como parte do sistema, em espaços intercalares na propriedade.
A realização do fórum brasileiro de ILPF é uma tradição na Expoingá, ressaltando a pioneirismo da Cocamar na disseminação desse modelo inovador, a partir de meados da década de 1990, e que atualmente chega a 17 milhões de hectares em diferentes formatos de integração, pelo país.
Durante a Expoingá, em seu estande, a Cocamar está comercializando carnes nobres, a exemplo do que aconteceu na ExpoLondrina, em abril. O programa de produção de carnes, lançado em 2022, atende a pecuaristas que investem na qualidade do rebanho e reivindicavam uma remuneração diferenciada para seu produto. Para isso, a cooperativa conta com a parceria de um frigorífico em Nova Londrina (PR), onde são abatidos mais de 200 animais por semana.
Logo após a realização do Fórum Brasileiro de ILPF, também no Recinto de Leilões da Expoingá, foi realizado o 2º Leilão PGP (Prova de Ganho de Peso) de 40 touros nelore puros de origem (PO) que nos últimos meses foram confinados no próprio parque de exposições e alimentados exclusivamente com ração produzida pela Cocamar. (Jornal Cocamar)