Agricultores franceses entraram com seus tratores em Paris nesta terça-feira (13) pela segunda vez em uma semana para mais um protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul que, segundo eles, ameaça a agricultura local ao criar concorrência desleal com importações sul-americanas mais baratas.
A manifestação de terça-feira foi organizada pela FNSEA, um dos maiores sindicatos agrícolas da França. Outro sindicato de agricultores, o Coordination Rurale, já havia levado tratores até as proximidades da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo na última quinta-feira (8/1) em uma manifestação surpresa.
A polícia de Paris estimou a presença de cerca de 350 tratores na manifestação de terça-feira, mas a expectativa era de 500 veículos. Um comboio de tratores convergiu novamente para o Arco do Triunfo, enquanto outro comboio chegou ao prédio do Parlamento francês.
“O acordo do Mercosul foi aprovado mesmo sem o Parlamento Europeu ter se pronunciado. Isso vai levar à importação de produtos estrangeiros que poderíamos perfeitamente produzir na França e que não respeitam as normas impostas à agricultura francesa”, afirmou Damien Greffin, vice-presidente da FNSEA e agricultor da região de Paris (Reuters)




