Processo de habilitação fica mais ágil e previsível.
A União Europeia confirmou ao governo brasileiro, por meio de carta oficial, o retorno do sistema de habilitação por pré-listing para a exportação de carne de aves e ovos ao bloco. A decisão havia sido anunciada há algumas semanas e foi oficializada agora.
Uma grande notícia é a retomada do pré-listing para a União Europeia. Esse mercado espetacular, remunerador para o frango e para os ovos brasileiros estava fechado desde 2018. Portanto, sete anos com o Brasil fora”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nessa segunda-feira (17/11), segundo nota da Pasta.
Com a decisão, os estabelecimentos que atenderem aos requisitos sanitários exigidos pela União Europeia poderão ser indicados pelo Ministério da Agricultura do Brasil e, uma vez comunicados ao bloco europeu, ficam aptos a exportar. No modelo de pré-listing, a Pasta atesta e encaminha a lista de plantas que cumprem as normas da UE, sem necessidade de avaliação caso a caso pelas autoridades europeias, o que torna o processo de habilitação mais ágil e previsível.
“Trabalhamos três anos na reabertura e, finalmente, oficialmente, o mercado está reaberto. Todas as agroindústrias brasileiras que produzem ovos e frangos e que cumprirem os pré-requisitos sanitários podem vender para a Comunidade Europeia”, completou Fávaro (Globo Rural)






