Conab anunciou medidas para facilitar a comercialização do arroz e sustentar o valor pago aos produtores
Ações da Conab já reduziram a oferta, mas compradores relatam ainda possuir estoques e demonstram pouco interesse em novas aquisições.
Os preços médios do arroz em casca no mercado gaúcho acumulam 12 semanas consecutivas de queda, apontam levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De 20 a 24 de outubro, o indicador Cepea/Irga-RS ficou mais de 10% abaixo do mínimo oferecido pelo governo, de R$ 63,64 a saca de 50 quilos. Na terça-feira (28/10), o indicador registrou o preço médio de R$ 56,70 a saca, um recuo de 5,55% desde o início de outubro.
Devido a essa situação, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou medidas para facilitar a comercialização do grão e sustentar o valor pago aos produtores. Serão realizados leilões dos programas de Aquisição do Governo Federal (AGF), de Escoamento da Produção (PEP) e de Prêmio de Escoamento ao Produtor (Pepro).
Conforme o Cepea, o anúncio dessas ações já influenciou o mercado, reduzindo a oferta, uma vez que produtores passaram a esperar uma possível alta de preços. Por outro lado, compradores relatam ainda possuir estoques e demonstram pouco interesse em novas aquisições, especialmente diante do recuo nos valores do arroz beneficiado (Globo Rural)




