No mesmo período, a moagem de cana avançou 10,68%, para 50,06 milhões de toneladas.
A produção de açúcar da região Centro-Sul do Brasil alcançou 3,872 milhões de toneladas na segunda quinzena de agosto, um aumento de 18,21% frente a igual período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).
No mesmo período, a moagem de cana avançou 10,68%, para 50,06 milhões de toneladas.
O teor de açúcares totais recuperáveis (ATR) atingiu 149,79 kg por tonelada de cana-de-açúcar durante a quinzena, 3,87% abaixo dos 155,82 kg por tonelada registrados no mesmo período do ano passado, segundo o comunicado.
“Embora o índice de Açúcar Total Recuperável (ATR) não tenha atingido o pico verificado no mesmo período do ano passado, os dados sugerem restrições operacionais de capacidade nesse patamar de ATR e ajustes na estratégia de alocação da matéria-prima entre a produção de etanol e açúcar em algumas unidades”, disse o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues, em nota
Ele citou que o “mix” de produção destinado ao açúcar atingiu 54,2% nos últimos quinze dias de agosto, registrando recuo ante os 55,0% verificados na quinzena anterior.
Até o momento, no acumulado da safra, os níveis de ATR caíram 4,16%, para 131,76 kg por tonelada, em comparação com o período do ano anterior.
A Unica também citou dados de produtividade agrícola apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que indicam queda de 8% no acumulado de abril a agosto, para 79,3 toneladas por hectare colhido nas lavouras do centro-sul. A produção total de etanol, incluindo o etanol de milho, na segunda quinzena de agosto atingiu 2,42 bilhões de litros, segundo o comunicado (Reuters)