Parque de exposições da Fazendinha recebe mais de 800 animais
O Governo do Estado e a Associação dos Produtores Rurais do Amapá deram início ao 1º Amapá Agro Summit, um dos eventos mais aguardados da 54ª Expofeira do Amapá, que acontece gratuitamente no Pavilhão de Tecnologia & Inovação do Parque de Exposições da Fazendinha.
O encontro segue até 7 de setembro, com a participação de produtores rurais, startups, pesquisadores, investidores, empreendedores e representantes do setor público para debater tendências, desafios e oportunidades do agronegócio amapaense.
Com uma programação diversificada, o Agro Summit traz palestras técnicas, rodadas de negócios, arena de startups, demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas, além de um espaço dedicado à inovação e sustentabilidade. A iniciativa busca aproximar produtores e empresas de tecnologia, promovendo novas parcerias e soluções para aumentar a produtividade no campo e fortalecer a economia rural.
O Amapá Agro Summit foi pensado para transformar o cenário agrícola do estado. A expectativa é receber mais de 3 mil visitantes; capacitar 200 produtores e agricultores; conectar startups, empresas e mais de 50 cooperativas locais; e estimular novos negócios e parcerias para modernizar o setor.
Confira a programação gratuita:
Quarta-feira, 3
- 17h às 18h30 – Macrotendências (ESG) na geração de valor ao produtor rural. Anaxágoras Couto Santos – Eng. Agrônomo, Diretor de Pesquisa e ESG – Somafield Consultoria.
- 18h30 às 20h – Plantabilidade e Agricultura de Precisão para altas produtividades. Joel Hillesheim Eng. Agrônomo, Diretor Geral da Somafield Consultoria.
Quinta-feira, 4
- 17h às 18h – Pecuária de ciclo curto; Melhoramento genético; Integração lavoura pecuária. Felipe Balestreri – Médico Veterinário, Sócio Proprietário e Administrador da Fazenda Guarani, Indiana, Santa Helena, Cristal e Cristalina (Pecuária e Agricultura).
- 18h às 19h – Pastagens Produtivas, Amazônia Preservada: A base da Pecuária Sustentável. Mestre Eduardo Luiz Heinzen – Zootecnista pela Unioeste, doutorando em produção animal pela UFRA, extensionista rural e professora da Faculdade Anhanguera.
- 19h às 20h – A Tecnologia viabilizando o Agronegócio na Amazônia. Guilherme Minssen, Zootecnista pela UFSM, Diretor da FAEPA, Diretor da ABZ, Diretor da ABZ PARÁ, Diretor da ABLR – Associação Brasileira dos Leiloeiros Rural.
Sexta-feira, 5
- 17h às 20h – Como elevar sua fazenda a outro patamar de produtividade. Leandro Alegretti Barcelos, Engenheiro Agrônomo, especialista em fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas.
Sábado, 6
Agro Mulheres Day
- 15h às 15h30 – Apresentação do movimento agro mulheres no Amapá (Mulheres que inspiram) – Melissa Favacho – Advogada, Empresária e Produtora Rural.
- 15h30 às 16h – Etiqueta que abre portas: A presença feminina que inspira e conquista no agro – Cláudia Vasconcelos – Consultora de etiqueta pela escola britânica de etiqueta
- 16h15 às 17h – Gestão que fortalece: O passo certo da mulher no agro
Renata Salatini – Especialista em desenvolvimento pessoal no agro e gestão de fazendas - 17h às 19h – Mulheres de coragem no agro: Posicionamento e Protagonismo
Nubiana Oliveira – Empresária, Coach, Mentora e Escritora Best Seller
Domingo, 7
- 18h – Encerramento
Exposição e comercialização de animais
No Parque de Exposições da Fazendinha estão expostos para apreciação e comercialização mais de 800 animais. São caprinos, suínos, equinos, ovinos, bubalinos e bovinos, provenientes do Amapá e do Pará. Um dos destaques é a presença de 100 bovinos da raça Nelore, oriundos da Fazenda Guarani — propriedade paraense reconhecida internacionalmente pela exportação de sêmen bovino.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) do Amapá, Beatriz Barros, destacou que a última Expofeira movimentou cerca de R$ 800 mil na área da pecuária, e a expectativa é que, este ano, o valor ultrapasse R$ 1 milhão.