Um dos objetivos da parceria é impulsionar o crescimento ordenado do setor no México.
Após assinar um memorando de cooperação agrícola, Brasil e México assinaram Declaração de Intenções em Matéria de Cooperação Bilateral sobre produção e uso de biocombustíveis.
De acordo com o Ministério da Agricultura, um dos objetivos da parceria é impulsionar o crescimento ordenado e devidamente regulamentado do setor no México, aproveitando a experiência que o Brasil possui na produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
O Brasil é o maior produtor e exportador de cana-de-açúcar do mundo e também se destaca no avanço do uso dos biocombustíveis com a adição de etanol à gasolina, por exemplo. A Declaração também prevê o avanço no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis para a aviação.
Como parte de uma missão liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, os dois países também assinaram Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Matéria de Promoção de Investimentos e Fortalecimento de Capacidades. O pacto foi acertado entre a Secretária da Economia do México e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
De acordo com a Pasta, a ação visa fortalecer as relações de amizade, entendimento e desenvolvimento econômico que unem o Brasil e o México com o objetivo de impulsionar um quadro de interação que facilite o intercâmbio de bens, serviços e investimentos, bem como a geração de novas oportunidades de negócios (Globo Rural)