Sebrae Minas é parceiro do evento, que terá rodada de negócios e programação técnica para impulsionar a cadeia produtiva da fruta na região
De 31 de julho a 3 de agosto, o distrito de Aparecida de Minas, em Frutal, no Triângulo, receberá a 11ª edição da Feira de Agronegócios do Abacaxi. Realizado pelo Sebrae Minas, Cooperativa dos Produtores Rurais da cidade (Coopercisco) e Prefeitura, o evento tem programação técnica, cultural e voltada à geração de negócios. A iniciativa vai reunir produtores, compradores, técnicos e lideranças do setor para fortalecer a cadeia produtiva da fruta.
Um dos destaques desta edição é o projeto “Do chão ao coração – Educando para sucessão no campo”, que será apresentado durante a realização da feira. A iniciativa busca despertar nas novas gerações o interesse pela vida rural, valorizando a agricultura familiar e incentivando a sucessão no campo. O projeto incluiu um levantamento prévio, feito com alunos e familiares, sobre suas expectativas e vínculos com a atividade rural.
Ainda durante o evento, alunos das escolas de Aparecida de Minas vão participar da apresentação final do projeto, com visitação ao espaço Cooperkids — uma área interativa com representação de campos de plantio de abacaxi, milho, soja e cana-de-açúcar, além de exposição de animais que retratam a pecuária leiteira e de corte.
Produção expressiva
Minas Gerais é o terceiro maior produtor de abacaxi do Brasil, e o Triângulo Mineiro é responsável por 93% de toda a produção do estado. Frutal é a maior produtora da variedade Pérola em Minas, com cerca de nove milhões de frutos colhidos por ano. O distrito de Aparecida reúne mais de 130 produtores organizados pela Coopercisco, cooperativa parceira do Sebrae Minas em diversas ações de capacitação e acesso ao mercado.
“O que vemos em Aparecida de Minas é o resultado da força da cooperação. A feira representa um espaço estratégico para troca de experiências, acesso a novas tecnologias e, principalmente, para ampliar a visibilidade dos pequenos produtores no mercado. Iniciativas como a Cooperkids mostram como é possível despertar o sentimento de pertencimento nas novas gerações e fortalecer a conexão com a vida no campo”, destaca a analista do Sebrae Minas Joana Rafaela.
Programação técnica e cultural
A programação da feira combina momentos de aprendizado, troca de experiências e atrações para toda a comunidade. A abertura acontece na próxima quinta-feira (31/7), com a apresentação dos expositores e a palestra “Sucessão no campo”, com o gerente regional no Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller. Escolas locais também vão realizar apresentações sobre sucessão familiar no meio rural, como parte do projeto Cooperkids.
Na sexta-feira (1º/8), as atividades começam com prospecção de negócios pela manhã. À tarde, o agrônomo Dionei Lima Santos conduz a palestra “Adubação e rebaixamento de frutas”, voltada para os produtores. No sábado, será promovida uma Rodada de Negócios com lojistas regionais, às 14h. A ação aproxima produtores de compradores, e estimula parcerias que podem gerar novos canais de comercialização. Em 2024, a feira movimentou cerca de R$ 6 milhões em negócios, e a expectativa é superar este resultado.
Todas as noites, o evento contará com apresentações musicais gratuitas, valorizando artistas regionais e promovendo a integração com a comunidade. A programação completa pode ser conferida na página da Coopercisco.
Serviço
11ª Feira de Agronegócios do Abacaxi
Local: Rodovia Jerônimo Heitor de Assunção, Km 13
Data: 31 de julho a 3 de agosto
Programação completa em @coopercisco
Entrada gratuita