O 5º Concurso de Qualidade dos Cafés de Origem da Região de Pinhal – Prêmio Dr. Aldir Alves Teixeira será realizado no dia 1º de novembro, a partir das 16h, em São João da Boa Vista. O evento reunirá produtores, especialistas e empreendedores da região de Pinhal. Entre os destaques da programação está a palestra do Dr. Aldir Alves Teixeira, CEO da Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè, que foi homenageado durante o evento e dá nome ao prêmio. Na ocasião, ele abordará os princípios de qualidade adotados pela empresa italiana, assim como os cuidados que devem ser iniciados ainda na fase de colheita para garantir um café de excelência.
“É preciso evitar colher frutos verdes, pois comprometem a qualidade do café e ainda pesam menos do que os cafés naturais, o que significa perda de qualidade e de peso final. Um exemplo: em mil sacas, um café com 25% de grãos verdes, a perda pode chegar a 64 sacas”, alerta o Dr. Aldir Alves Teixeira.
Para prevenir fermentações indesejadas, o especialista sugere evitar o acúmulo dos grãos de café, realizar a lavagem e o descascamento no mesmo dia e processar os lotes de forma rápida, organizando-os por fases. Esses são apenas alguns dos temas que o Engenheiro Agrônomo abordará durante sua apresentação no evento.
Entre os mandamentos do café de qualidade, segundo Dr. Aldir, estão o respeito ao período de descanso e o uso correto do secador para a retirada completa da umidade. “É fundamental realizar a secagem com períodos de descanso até atingir 11% de umidade no GEHAKA ou 9% na ISSO 6673, conforme os determinadores de precisão”, ressalta o especialista.
Com vasta experiência na área, o Dr. Aldir orienta produtores sobre os cuidados específicos que garantem a qualidade do café para “espresso” e identifica produtores com safras que atendam aos rigorosos padrões da illycaffè. Em 1991, foi convidado pelo empresário italiano Ernesto Illy a organizar e presidir o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso, que chega à sua 35ª edição e é considerado um dos mais importantes do país no fomento à produção de cafés sustentáveis e de excelência.





